TUIMP: pequenos livros gratuitos de astronomia para todos

Aqui no Astropontos sempre buscamos trazer resumos dos melhores artigos recentes em astronomia numa linguagem mais acessível para um público com uma certa bagagem em astronomia. Mas sabemos que esse público é ainda pequeno, e que o nível da maioria da sociedade é básico. Por isso é sempre bom saber de outros projetos que buscam complementar essa difusão da astronomia em linguagens mais acessíveis ainda. Esse é o caso do “TUIMP: o Universo no meu bolso“.

TUIMP (http://www.tuimp.org/) é a abreviação de “the Universe in my pocket”, ou seja, “o Universo no meu bolso”. A ideia é simples: através de folhas de fácil impressão no formato A4, criar livrinhos de astronomia que ensinam conceitos básicos de astronomia e que possam ser facilmente distribuídos, dobrando essas folhas impressas. É só imprimir e colocar no bolso! Até o momento são 11 tópicos, que vão desde exoplanetas até quasares, com textos que buscam introduzir astros celestes que hoje são objetos de complexas pesquisas para pessoas com pouca instrução em astronomia, principalmente crianças.

Fig. 1: Alguns dos vários TUIMPs disponíveis, em diferentes línguas. Os livrinhos trazem, além de texto explicando os diversos objetos astronômicos, figuras que buscam atrair ainda mais o interesse sobre astronomia.
Fig. 2: Imagens das instruções para criar o livrinho, retiradas do vídeo instrucional no Youtube

Idealizado pela astrônoma Grażyna Stasińska, do Observatório de Paris na França, o projeto conta com a colaboração de diversos outros astrônomos e professores espalhados em 10 países, incluindo o Brasil. O projeto busca difundir a astronomia ao maior número de pessoas possíveis no mundo, principalmente em países pouco desenvolvidos, em que as crianças e escolas têm pouco acesso ao estudo da astronomia. Os livrinhos estão disponíveis em 11 línguas, e os idealizadores estão sempre em busca de expandir esse número. Sabe alguma coisa de japonês? Talvez seja uma boa maneira de treinar!

Seja você um professor escolar, um astrônomo com projeto de extensão para crianças ou apenas um entusiasta já sem idéias do que fazer durante a quarentena do coronavírus, essa ideia pode ser interessante. Com apenas um computador com acesso à internet e uma impressora, podemos levar curiosidades sobre astronomia por aí. Nos nossos bolsos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s